Visita de Estado do Presidente da República à República da Índia

A convite do seu homólogo Ram Nath Kovind, o Presidente da República efetua uma Visita de Estado à República da Índia entre os dias 13 e 16 de fevereiro. Será acompanhado pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, pelos Secretários de Estado da Internacionalização e da Defesa Nacional e por Deputados à Assembleia da República.

O programa desta Visita, que inclui, além de Nova Delhi, deslocações a Mumbai e a Goa, demonstra a importância atribuída por Portugal e pela Índia ao aprofundamento do sólido relacionamento bilateral que os une, bem como ao pleno aproveitamento do potencial existente para a sua diversificação nas mais diversas áreas. Constitui igualmente uma oportunidade para abordar um conjunto de temas relevantes no contexto internacional e assim reiterar a visão partilhada entre os dois Países sobre a importância do diálogo e do multilateralismo.

Em Nova Delhi o Presidente da República reúne com o Presidente e com o Primeiro-Ministro da República da Índia e testemunhará, juntamente com o seu homólogo, a troca de instrumentos bilaterais que permitirão reforçar o relacionamento entre os dois Países.

Na capital indiana terá também a oportunidade de prestar pública homenagem a Mahatma Gandhi, assim ilustrando a importância dos valores da Paz, do Humanismo e da sã convivência entre os Povos. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa participará ainda, em Mumbai, numa cerimónia de homenagem às vítimas do atentado terrorista de 26 de novembro de 2008.

Esta Visita de Estado permite igualmente demonstrar a importância dos laços culturais entre os dois Países, devendo o Presidente da República inaugurar uma instalação de Joana Vasconcelos no Museu Nacional de Nova Delhi e visitar o Museu de Arte Cristã de Goa.

No plano económico o Presidente da República reúne, em Mumbai, com empresários indianos e portugueses e intervirá na sessão de encerramento de um seminário económico multissectorial.

Em Goa o Presidente da República estará presente numa cerimónia de assinatura de instrumentos bilaterais e intervirá na sessão de abertura de uma conferência sobre design urbano, que demonstra as possibilidades existentes para o reforço da cooperação bilateral nesta área, assim ilustrando, com uma perspetiva de futuro, a riqueza e diversidade do relacionamento com Goa.

06.02.2020