Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

MENSAGENS Clique aqui para ouvir

Presidente da República evoca 25 de novembro

O Presidente da República evoca os 45 anos do 25 de novembro de 1975, que constituiu uma “data ponte” determinante, entre o 25 de abril de 1974 e a institucionalização da Democracia Portuguesa, pela Constituição da República de abril de 1976, e que teve como protagonista essencial o General António Ramalho Eanes, que viria a ser o primeiro Presidente da República eleito em plena Democracia.

25.11.2020
ler mais
Presidente da República congratula-se com a entrega dos símbolos da Jornadas Mundiais da Juventude a Portugal

O Presidente da República congratula-se com a entrega a Portugal dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que Lisboa acolhe em 2023.

22.11.2020
ler mais
Presidente da República felicita Miguel Oliveira

Está de parabéns Miguel Oliveira pela sua extraordinária vitória de hoje, em Portimão, em Portugal.

Estão de parabéns os portugueses por este momento de alegria no meio de tantos meses de sacrifício e de sofrimento.

22.11.2020
ler mais
Presidente da República saúda o “A Economia de Francisco”

O Presidente da República sublinha a revência do evento promovido pelo Papa Francisco, de 19 a 21 de novembro, em Assis, com o movimento “A Economia de Francisco”, que visa promover uma reflexão sobre uma abordagem económica diferente (ligado a correntes como a economia de comunhão ou economia civil), mas contará com algumas figuras destacadas (incluindo o Prémio Nobel da Paz M. Yunus, o Prémio Nobel da Economia Michael Spence e outros economistas influentes como o Jeffrey Sachs e a Mariana Mazzucato).

15.11.2020
ler mais
Presidente da República apresenta condolências pela morte de Luís Macedo

O Presidente da República apresenta à Família e à Associação 25 de Abril, condolências pela morte do Coronel Luís Macedo, um Capitão de Abril com um papel central nos acontecimentos do 25 de Abril de 1974 e no Movimento das Forças Armadas.

15.11.2020
ler mais
Presidente da República assinala os 15 anos do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa associa-se à celebração dos 25 anos do Dia da Memória, criado pela Federação Europeia de Vítimas da Estrada, e aos 15 anos da sua oficialização enquanto Dia Mundial pelas Nações Unidas, relembrando, com tristeza, todos aqueles que perderam a vida nas estradas e que, precocemente, deixaram a dor de uma perda insubstituível nos seus entes queridos.

15.11.2020
ler mais
Presidente da República enviou mensagem ao Presidente de Moçambique sobre recentes massacres

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa enviou a seguinte mensagem ao Presidente Filipe Nyusi, na sequência dos mais recentes massacres no norte de Moçambique:

13.11.2020
ler mais
Presidente da República honra a memória de Gonçalo Ribeiro Telles

Respeitado humana, profissional e politicamente por amigos, colegas e adversários, e pelos portugueses em geral, Gonçalo Ribeiro Telles deixa um legado alcançado por poucos.

11.11.2020
ler mais
Presidente da República recorda Artur Portela Filho

Jornalista e filho de jornalista, cronista, ficcionista, investigador, presidente do Conselho de Comunicação Social e membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social, Artur Portela Filho foi um dos mais reconhecíveis estilistas portugueses do último meio século.

11.11.2020
ler mais
Presidente da República evoca Cruzeiro Seixas

Artur do Cruzeiro Seixas, que nos deixou depois de uma vida longa e livre, foi uma figura multímoda da cultura portuguesa. A sua geração, que na década de 1940 aprendeu e transpôs as lições do surrealismo francês (indistinção entre a arte e a vida, porosidade dos géneros artísticos, liberdade irreverente, imprevisibilidade inventiva, humor desconstrutivo), revolucionou o nosso panorama artístico e literário.

09.11.2020
ler mais

© 2016-2020 Presidência da República Portuguesa