Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República lamenta a morte de Maria Helena da Rocha Pereira

Manifesto o meu pesar pelo falecimento da Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira, a figura mais destacada dos Estudos Clássicos em Portugal.

Primeira mulher doutorada pela Universidade de Coimbra, primeira professora catedrática da mesma Universidade, viria a ocupar o cargo de Vice-Reitora e de Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras.

O seu magistério é referência de várias gerações de alunos, ou dos que, não tendo sido seus alunos, devem muito às suas obras sobre os clássicos na literatura portuguesa, às ambiciosas antologias como «Hélade» e «Romana», as traduções de teatro e poesia greco-latinos, aos estudos sobre a arte grega, à extensa bibliografia que nos deixou, e que lhe valeu diversos prémios e atos de reconhecimento nacionais e internacionais.

Numa época em que se tornou vital lutar pela subsistência de uma ligação viva às origens culturais europeias, civilizacionais, éticas e estéticas, Maria Helena da Rocha Pereira é um exemplo, tal como foi um exemplo de rigor científico, determinação pessoal e inspiração para os sucessores.