Welcome to the Official page of the Presidency of the Portuguese Republic

Note on navigating with support technologies

On this page you will find two navigation aids: a search engine (shortcut key 1) | Skip to content (shortcut key 2)
Feira do Livro

DIRECT PRESIDENCY

MESSAGES

Presidente da República agradeceu mensagens de condolências recebidas pelas mortes no incêndio de Pedrógão Grande

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu as mensagens de condolências enviadas pelos Chefes de Estado e de Instituições Internacionais que, num momento tão difícil para o País, quiseram deixar palavras de conforto e amizade para com o povo português.

As mensagens chegaram de todo o mundo: Presidente Federal da República da Áustria, Alexander Van der Bellen, Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca, Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba, Raúl Castro Ruz, Presidente da República de Itália, Sergio Mattarella, Grão-Duque Henrique do Luxemburgo, Príncipe Alberto II do Mónaco, Rainha Isabel II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e da Secretária-geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan.


Mensagem do Presidente Federal da República da Áustria, Alexander Van der Bellen
“Excelência,
Profundamente entristecido com a terrível devastação causada pelos catastróficos fogos florestais e pela perda de tantas vidas humanas, dirijo as minhas sinceras condolências em nome do Povo da Áustria.
Peço-lhe que transmita a minha mais sentida solidariedade aos familiares daqueles que perderam a vida e dos que foram feridos e atingidos por esta devastadora catástrofe natural. Os meus pensamentos estão com todas as vítimas e também com as famílias e amigos dos que ainda estão desaparecidos.
Queira aceitar, Excelência, os votos da minha mais elevada consideração,
Alexander Van der Bellen”


Mensagem do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca
“Senhor Presidente, Caro Amigo,
Extremamente comovido com os últimos acontecimentos resultantes da tragédia ocorrida em Pedrógão Grande, Leiria, ceifando a vida a dezenas de pessoas e causando avultados estragos ambientais e materiais na zona do sinistro, venho, pela presente, em nome de todos os cabo-verdianos e em meu nome próprio, manifestar a minha profunda consternação e solidariedade à Nação Portuguesa, neste momento de grande dor e tristeza.
Peço a Vossa Excelência que transmita as minhas mais profundas condolências e toda a minha solidariedade às famílias das vítimas e ao povo irmão de Portugal, pela tragédia de Pedrógão Grande que nos tem entristecidos em Cabo Verde.
Queira aceitar, Senhor Presidente e caro amigo, os protestos da minha mais distinta consideração e elevada estima.
Jorge Carlos de Almeida Fonseca”


Mensagem do Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba, Raúl Castro Ruz
“Presidente,
Expresso-lhe as sentidas condolências pelas dezenas de vítimas fatais e feridos causados pelo incêndio rural desencadeado neste fim-de-semana no centro do País, as quais são extensíveis aos seus familiares.
Com o testemunho da minha mais alta consideração.
Raúl Castro Ruz”


Mensagem do Presidente da República de Itália, Sergio Mattarella
“Acompanho com profundo pavor, juntamente com todos os italianos, as dramáticas notícias que nos chegam nestas horas, a seguir aos violentíssimos incêndios que assolam a região de Pedrógão Grande.
Ao renovar a plena e imediata disponibilidade da Itália – já manifestada pelo governo – para oferecer todo o tipo de ajuda e apoio que acharem necessários, apresento a Si, Senhor Presidente, em nome do povo italiano e em meu nome pessoal, os mais profundos pêsames.
Neste momento de dor, dirigimos o nosso pensamento comovido às famílias das vítimas, aos feridos, aos quais desejamos uma pronta recuperação, e aos socorredores que se estão a prodigar com coragem e abnegação para salvar vidas humanas.
Sergio Mattarella”


Mensagem do Grão-Duque Henrique do Luxemburgo
“Senhor Presidente,
Foi com grande emoção que a Grã-Duquesa e eu próprio recebemos a notícia do incêndio assassino ocorrido em Pedrógão Grande, na região de Leiria.
É um drama que nos emociona a todos.
Juntamente com o povo luxemburguês enviamos-lhe, assim como ao conjunto do povo português, a nossa profunda simpatia. Os nossos mais emocionados sentimentos de compaixão dirigem-se às famílias atingidas por esta tragédia.
Henrique, Grão-Duque do Luxemburgo”


Mensagem do Príncipe Alberto II do Mónaco
“Senhor Presidente,
Soube com estupefação e emoção a devastação causada pelos dramáticos incêndios que enlutam Portugal.
Partilho a tristeza da população portuguesa e exprimo as minhas mais sentidas condolências.
O meu pensamento está também com os feridos, com todas as pessoas afetadas por esta catástrofe e também com os bombeiros e equipas de socorro que lutam ao lado de todos os sinistrados.
Peço-lhe que aceite, Senhor Presidente, os protestos da minha mais elevada consideração.
Alberto, Príncipe do Mónaco”


Mensagem da Rainha Isabel II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
“O Príncipe Filipe e eu enviamos as nossas mais profundas condolências ao povo português por ocasião dos incêndios devastadores na região de Pedrógão Grande.
Fiquei chocada e entristecida pela perda de vidas humanas. Os nossos pensamentos estão com as famílias e com os amigos das vítimas desta terrível tragédia e com todos aqueles que perderam as suas casas. Presto a minha homenagem à coragem e dedicação dos serviços de emergência de Portugal.
Elizabeth R.”


Mensagem da Secretária-geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan
“Querido Senhor Presidente,
Nesta hora de dor e tristeza pela tragédia dos fogos florestais ocorridos na zona de Pedrógão, quero transmitir-lhe as condolências e solidariedade da comunidade lbero-americana, com a certeza de que os nossos pensamentos e sentimentos estão neste momento com as vítimas e seus familiares, e desejando um rápido restabelecimento das restantes pessoas afetadas.
Apesar da dor que ocasionam tragédias como esta, não duvido que o povo português saberá encontrar forças para dela sair mais unido e determinado para que não voltem a ocorrer.
Com os meus mais sentidos pêsames,
Um abraço solidário
Rebeca Grynspan”

21.06.2017
share | print | send | back

© 2016-2018 Presidency of the Portuguese Republic

  • Web Accessibility Symbol [D]