Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

MENSAGENS

Presidente da República felicita D. José Tolentino Mendonça

“Ao tomar conhecimento da sua designação, pelo Santo Padre, como Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé, com a categoria de Arcebispo, envio a D. José Tolentino Mendonça as minhas mais cordiais saudações, também como amigo e admirador.

Esta nomeação é um ato que engrandece o nome de Portugal, reconhecendo a trajetória de vida e a densidade espiritual, intelectual e humana de José Tolentino Mendonça.

Sacerdote admirado pelos Portugueses, vulto maior da cultura portuguesa contemporânea, o gesto do Santo Padre representa para D. Tolentino Mendonça o justo e merecido culminar de um exemplar percurso de fé, caminho em que a palavra tem papel decisivo.

Através dos seus livros de teologia e de poesia, das suas crónicas regulares na imprensa escrita, das suas intervenções públicas nos mais diversos lugares e, enfim, do exercício de funções docentes e diretivas na Universidade Católica Portuguesa, D. José Tolentino Mendonça alcançou um lugar cimeiro não apenas entre nós, mas no seio da intelectualidade católica de todo o mundo.

Em meu nome e em nome do povo português, desejo-lhe as maiores venturas no exercício de tão exigentes quanto prestigiadas funções.

Marcelo Rebelo de Sousa”

26.06.2018
partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2016-2018 Presidência da República Portuguesa