Welcome to the Official page of the Presidency of the Portuguese Republic

Note on navigating with support technologies

On this page you will find two navigation aids: a search engine (shortcut key 1) | Skip to content (shortcut key 2)
Feira do Livro

DIRECT PRESIDENCY

MESSAGES

Presidente da República lamenta a morte de Álvaro Malta

“Apresento as minhas sentidas condolências à família de Álvaro Malta, um talento ímpar na história do canto lírico português.

Era ainda um jovem estudante de medicina quando, um dia, resolveu inscrever-se num concurso para integrar o coro do Teatro Nacional São Carlos, e assim ajudar os pais a pagar as despesas do curso. Na altura disseram-lhe que a sua voz não era suficientemente boa. Álvaro Malta não desistiu, teve aulas de canto, e três meses mais tarde tentou de novo - e assim começou a sua brilhante carreira. Partilhou o palco com os melhores dos melhores, e parece inevitável lembrar que Álvaro Malta cantou com Maria Callas em 1958, precisamente no São Carlos.

Foi igualmente figura de proa da Companhia Portuguesa de Ópera, sediada durante anos no Teatro da Trindade. Foi aí que um dia um espetáculo foi atrasado para o Dr. Álvaro Malta ir fazer um parto.

Álvaro Malta será recordado com carinho por todos quantos o conheceram ou com ele tiveram oportunidade de aprender. E será certamente uma inspiração para os que estão ainda a começar as suas carreiras, para que não desistam perante as dificuldades, como Álvaro Malta não desistiu quando percebeu que o talento e a vontade de cantar eram inderrotáveis.

Marcelo Rebelo de Sousa”

25.11.2018
share | print | send | back

© 2016-2019 Presidency of the Portuguese Republic

  • Web Accessibility Symbol [D]