Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Feira do Livro

MENSAGENS

Presidente da República envia condolências à família do doutor Francisco de Oliveira Dias

“Ao tomar conhecimento do falecimento do doutor Francisco de Oliveira Dias, envio à família enlutada as minhas mais sentidas condolências.

Deputado à Assembleia Constituinte – onde tive o privilégio de com ele privar de perto e de aí estabelecer uma sólida amizade de muitas décadas –, Francisco de Oliveira Dias foi um parlamentar que conquistou o respeito dos seus pares pela sua verticalidade de caráter e pelo seu profundo sentido de serviço público. Participei com ele na primeira delegação parlamentar ao Conselho da Europa.

Eleito sucessivamente Deputado à Assembleia da República, distinguiu-se como seu Presidente, onde granjeou justamente a admiração de todas as forças políticas pela forma rigorosa, imparcial e isenta como exerceu aquele cargo.

Francisco de Oliveira Dias integrou ainda a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e a sua Comissão de Educação e Cultura e foi membro do Conselho de Estado.

Personalidade discreta e de sólidos valores morais, manteve-se ao longo da vida fiel aos princípios que marcaram toda a sua trajetória biográfica, feita na defesa da liberdade, da democracia e da dignidade da pessoa humana.

Nesta hora de dor, envio à família enlutada os meus sinceros pêsames, em testemunho do profundo apreço do Presidente da República – e do amigo – por um dos pais fundadores do nosso regime democrático.

Marcelo Rebelo de Sousa”

14.01.2019
partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2016-2019 Presidência da República Portuguesa