Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República assinala os 20 anos do referendo de independência de Timor-Leste

Há 20 anos, o povo timorense pronunciou-se em referendo pela independência do seu país.

O referendo de 1999 representou o culminar de décadas de luta do povo timorense pela sua independência, pela sua liberdade, pelo exercício do direito à autodeterminação consagrado pelas Nações Unidas.

Portugal esteve sempre ao lado do povo timorense nesse esforço imenso, empenhando-se em prol de uma causa que alguns julgaram perdida, mas que a tenacidade e a esperança vieram coroar de êxito.

Aos nossos dirigentes políticos, aos nossos diplomatas, às nossas organizações da sociedade civil e, sobretudo, a todo o povo português, que se ergueu a uma só voz para condenar o massacre de Santa Cruz, é devida uma palavra de reconhecimento profundo.

O Presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues, que me representa nas cerimónias comemorativas do 20.º aniversário do referendo da independência de Timor-Leste, transmitirá aos timorenses e às autoridades deste país-irmão as minhas mais fraternas saudações.

Viva Timor-Leste!