Welcome to the Official page of the Presidency of the Portuguese Republic

Note on navigating with support technologies

On this page you will find two navigation aids: a search engine (shortcut key 1) | Skip to content (shortcut key 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

DIRECT PRESIDENCY

MESSAGES

Presidente da República assinala os 75 anos da assinatura da Carta das Nações Unidas

No dia em que se assinala a assinatura da Carta das Nações Unidas, o documento que fundou a ONU há 75 anos, o Presidente da República reafirmou os valores, ainda hoje verdadeiros, contidos na Carta: a paz e segurança mundiais, a promoção dos direitos humanos universais e justiça para todos.

Em 75 anos muito mudou: em Portugal, que se tornaria membro da ONU em 1955, e no Mundo. Mas os princípios enumerados na Carta das Nações Unidas permanecem verdadeiros e muito atuais face aos desafios complexos dos nossos dias, tais como a pandemia global de Covid-19, as alterações climáticas ou das migrações, e, em geral, a sustentabilidade do desenvolvimento global.

Ao assinalar a data, o Presidente da República recorda as obrigações assumidas por Portugal decorrentes da Carta das Nações Unidas e outros tratados e fontes de direito internacional e reitera a sua esperança num Mundo melhor, mais digno e mais justo para todas as gerações, em que o diálogo, a procura de soluções comuns, a solidariedade e o respeito de uns pelos outros seja apanágio das relações internacionais, num Mundo que não deixe ninguém para trás.

26.06.2020
share | print | send | back

© 2016-2020 Presidency of the Portuguese Republic

  • Web Accessibility Symbol [D]