Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

MENSAGENS

Presidente da República envia condolências à família de Francisco Espadinha

Francisco Espadinha, que fundou em 1960 a Editorial Presença e dirigiu por duas vezes a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, foi uma figura histórica da edição em Portugal.

A longevidade da Presença e a diversidade do seu catálogo (que ao longo das décadas incluiu Eduardo Lourenço e J. K. Rowling, George Steiner e Alçada Baptista, David Mourão-Ferreira ou Umberto Eco, além de importantes coleções de poesia e teatro, de ensaio e de livros policiais) atestam bem o legado de Francisco Espadinha e a continuidade desse legado.

Em época de reconfiguração, por vezes muito dura, do panorama editorial português, em tempos de pandemia, e no mês em que o regresso das Feiras do Livro de Lisboa e Porto nos convoca à memória e à militância cultural, recordo uma vida dedicada ao livro e à edição, em dois regimes e em situações muito diversas nos seus desafios, apresentando à família de Francisco Espadinha as minhas sentidas condolências, mais aproveitando para saudar todos os editores e livreiros, elo essencial da produção literária.

03.09.2020
partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2016-2020 Presidência da República Portuguesa