Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Feira do Livro

MENSAGENS

Presidente da República assinala o 75.º aniversário da ONU por ocasião da semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas

“Nós, os povos das Nações Unidas.”

Há 75 anos, esta frase do preâmbulo da Carta das Nações Unidas veio mudar o mundo para sempre.

Os valores que a Carta introduziu em 1945 continuam relevantes nos dias de hoje: a paz e segurança mundiais, a promoção dos direitos humanos universais e justiça para todos. Neste ano em que celebramos os 75 anos da sua assinatura, é tempo de refletir e reafirmar o compromisso das nações, também de Portugal, para com o multilateralismo e as Nações Unidas.

As circunstâncias particularmente difíceis causadas pela pandemia da Covid-19 fazem com que este seja um dos maiores desafios à escala global que a ONU e os seus Estados-membros enfrentam desde a sua criação, tornando ainda mais premente e atual o compromisso de todos perante os valores da Carta das Nações Unidas.

Recordo também as obrigações assumidas por Portugal decorrentes da Carta das Nações Unidas e outros tratados e fontes de direito internacional e reitero a minha esperança num Mundo melhor, mais digno e mais justo para todas as gerações.

Juntos, 75 anos depois, continuamos a construir um futuro melhor, convictos de que a nossa visão multilateralista, aberta e solidária está em plena sintonia com a nobre missão das Nações Unidas e da sua Carta.

Marcelo Rebelo de Sousa

21.09.2020
partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2016-2020 Presidência da República Portuguesa