Na sequência do trágico acidente que ocorreu na barragem em Brumadinho, Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais e que provocou numerosas vítimas mortais e um elevado número de feridos e de desaparecidos, o Presidente da República enviou uma mensagem de condolências ao seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, em que expressa também a fraterna solidariedade de Portugal para com o Brasil, neste momento difícil.
Apresento as minhas condolências à família do compositor José Lopes e Silva, pioneiro da música contemporânea no nosso país.
O General Altino Magalhães (1922/2019) foi uma figura militar de grande relevo. Entre outras funções, destacam-se as de Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército e de Comandante Chefe das Forças Armadas dos Açores, no período de 1975/76. A sua inteligência e serenidade muito contribuíram para a normalização das Forças Armadas naquele período.
Em resposta à mensagem que o Papa Francisco enviou aquando do sobrevoo do território nacional a caminho do Panamá, o Presidente da República agradeceu, em nome do Povo português e no seu próprio, o gesto papal.
O Presidente da República endereçou uma mensagem de condolências ao seu homólogo colombiano, Iván Duque Márquez, na sequência do atentado terrorista contra a Escola de Polícia General Santander, em Bogotá, que causou dezenas de vítimas mortais e feridos.
O Presidente da República felicita o Professor Doutor Nuno Maulide pelo recentemente atribuído prémio de cientista do ano na Áustria, o qual vem reconhecer uma carreira notável e que tem sido cumulada de vários e importantes prémios.
“Ao tomar conhecimento do falecimento do doutor Francisco de Oliveira Dias, envio à família enlutada as minhas mais sentidas condolências.
“A designação de D. Nuno Brás da Silva Martins como bispo do Funchal, realizada por Sua Santidade o Papa Francisco, é uma notícia que enche de júbilo todos os Portugueses, crentes e não crentes.
O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas já falou telefonicamente com o Comandante da Força Nacional Destacada na República Centro-Africana e felicitou a nossa Força pela forma excecional como, durante todo o dia, esteve envolvida em combate e cumpriu, uma vez mais, de forma valente a missão de proteger as populações daquele país.
“Evoco sentidamente a personalidade do Dr. Mário Soares no segundo aniversário do seu falecimento.
© 2016-2019 Presidência da República Portuguesa