“Senhor Secretário-Geral,
Foi com enorme consternação que tomei conhecimento do ataque com morteiros e um veículo suicida em Tombuctu, no Mali, ocorrido ontem contra as forças da MINUSMA (United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali), provocando pelo menos uma vítima mortal e vários feridos.
O Presidente da República falou de novo com Comandante do contingente português na República Centro-Africana, para felicitar as nossas tropas pelo desempenho profissional exemplar no contexto particularmente exigente.
O Presidente da República visitou esta tarde no Centro Hospitalar de Perpignan, no sul de França, o jovem português Renato Silva, que foi alvejado a tiro aquando do atentado terrorista em Trèbes, no passado dia 23 de março.
O Chefe de Estado, em deslocação em França, lamenta profundamente acidente de autocarro com jovens estudantes, ocorrido perto de Nisa, que causou uma terrível perda e muitos feridos, alguns graves.
O Presidente da República falou telefonicamente esta manhã com o Comandante da Força Nacional Destacada (FND) na República Centro-Africana, tendo-se inteirado do violento incidente desta noite em Bangui, do qual um resultou um ferido ligeiro do contingente português, ao qual desejou rápidas melhoras.
O Chefe de Estado apresenta condolências à família e amigos de Acácio Magro, relembrando a sua competente e dedicada contribuição a vários setores do Estado e da economia, em particular no exercício de funções ministeriais em 1978/79, nos governos presididos por Nobre da Costa, Mota Pinto e Maria de Lurdes Pintassilgo.
O Presidente da República expressou ao Presidente da República Federal da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, em seu nome e no do Povo português, a sua solidariedade para com o povo alemão na sequência do trágico ataque que teve hoje lugar em Münster, do qual resultou a perda de vidas humanas e um número significativo de feridos.
O Presidente da República acompanhou com preocupação os relatos relativos ao incidente que hoje teve lugar na Embaixada de Portugal em Estocolmo na Suécia.
“Ao tomar conhecimento do falecimento do Engenheiro José Andrade, apresento à Família enlutada as minhas condolências.
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou, esta tarde, os feridos da explosão em Gondelim, Penacova, que estão internados em três hospitais de Coimbra, a quem desejou o franco restabelecimento, associando-se à comunidade de Gondelim, nesta hora difícil.
© 2016-2019 Presidency of the Portuguese Republic