Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

MENSAGENS Clique aqui para ouvir

Presidente da República lamenta a morte de Raul Cerveira

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lamenta a morte do mestre de Karaté Raul Cerveira e apresenta à família enlutada as mais sentidas condolências.

09.05.2020
ler mais
Presidente da República assinala Dia Mundial da Língua Portuguesa

O que é que faz a força da nossa língua comum, falada por 260 milhões mais os muitos outros que a descobriram, ou descobrem, por todo o mundo?

05.05.2020
ler mais
Presidente da República assinala Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Sem informação livre e plural não há democracia.

A liberdade de imprensa é um dos princípios constitucionais de qualquer democracia e assim também está consagrada na nossa Constituição.

03.05.2020
ler mais
Presidente da República lembra D. Manuel Vieira Pinto

O Presidente da República apresenta condolências à Igreja Católica e à Família de D. Manuel Viera Pinto, arcebispo emérito de Nampula, ontem falecido no Porto.

01.05.2020
ler mais
Presidente da República apresenta condolências à Ordem de Malta

O Presidente da República falou com Frei Ruy Gonçalo Villas Boas, Lugar-tenente interino da Ordem Soberana e Militar de Malta, a quem apresentou condolências e votos de pesar pelo falecimento ontem em Roma do Grão-Mestre Frei Giacomo Dalla Torre.

30.04.2020
ler mais
Presidente da República celebra Dia Mundial do Livro

Um Dia Mundial do Livro com livrarias e bibliotecas fechadas é um dia triste.

Conhecemos e compreendemos os motivos, sabemos que estamos numa fase já avançada de um esforço que é de todos, mas também percebemos que o regresso à normalidade pode não ser vivido em normalidade.

23.04.2020
ler mais
Presidente da República evoca o Embaixador Leonardo Mathias

O Presidente da República lembra, já com saudade, o seu amigo Embaixador Leonardo Mathias, que hoje nos deixou.

22.04.2020
ler mais
Presidente da República lamenta a morte de Filipe Duarte

Habituámo-nos a ver Filipe Duarte no teatro, no cinema e na televisão. Em teatro, tanto fez Gil Vicente e Shakespeare como autores portugueses contemporâneos, com diversas companhias e encenadores.

17.04.2020
ler mais
Presidente da República lamenta a morte de Luis Sepúlveda

É com particular tristeza que recebemos a notícia da morte de Luis Sepúlveda. Pelo escritor que era, pelas circunstâncias que bem conhecemos, e porque era um amigo de Portugal.

16.04.2020
ler mais
Presidente da República lembra Rubem Fonseca

Rubem Fonseca foi, sobretudo para as gerações nascidas na segunda metade do século passado, um dos ficcionistas de referência em português, um pouco à maneira do que Jorge Amado tinha sido alguns anos antes; mas ao invés do humanismo combativo e amável de Amado, a obra de Rubem Fonseca representou o Brasil desencantado, violento, às vezes cínico, um Brasil urbano, «americano», distante da imagem ruralista da ficção brasileira que sempre foi tão lida em Portugal.

15.04.2020
ler mais

© 2016-2020 Presidência da República Portuguesa