Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

MENSAGENS Clique aqui para ouvir

Presidente da República lamenta a morte de Luis Sepúlveda

É com particular tristeza que recebemos a notícia da morte de Luis Sepúlveda. Pelo escritor que era, pelas circunstâncias que bem conhecemos, e porque era um amigo de Portugal.

16.04.2020
ler mais
Presidente da República lembra Rubem Fonseca

Rubem Fonseca foi, sobretudo para as gerações nascidas na segunda metade do século passado, um dos ficcionistas de referência em português, um pouco à maneira do que Jorge Amado tinha sido alguns anos antes; mas ao invés do humanismo combativo e amável de Amado, a obra de Rubem Fonseca representou o Brasil desencantado, violento, às vezes cínico, um Brasil urbano, «americano», distante da imagem ruralista da ficção brasileira que sempre foi tão lida em Portugal.

15.04.2020
ler mais
Presidente da República evoca Professora Maria de Sousa

O Presidente da República lamenta profundamente a morte da Professora Maria de Sousa, figura ímpar da ciência portuguesa e investigadora de prestígio internacional na imunologia e apresenta à Família sinceras condolências.

14.04.2020
ler mais
Presidente da República apresenta condolências à família de Luís Noronha da Costa

Luís Noronha da Costa esteve, durante meio século, nas artes plásticas portuguesas, com merecido prestígio nacional e internacional, este, desde logo, consagrado na Bienal de S. Paulo aos 27 anos de idade.

09.04.2020
ler mais
Presidente da República apresenta condolências pela morte de Catarina Sena

O Presidente da República lamenta a morte prematura de Catarina Sena e apresenta à sua Família, Amigos e Colegas, bem como e à Direção-Geral da Saúde, as mais sentidas condolências.

07.04.2020
ler mais
Presidente da República envia condolências à família da Professora Doutora Maria Helena Mira Mateus

Figura eminente das letras e da cultura portuguesa, a Professora Maria Helena Mira Mateus foi mestre de gerações na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

31.03.2020
ler mais
Presidente da República apresenta condolências à família de Mécia de Sena

Comemorámos no ano passado o centenário do nascimento de Jorge de Sena, um dos grandes escritores portugueses, e agora despedimo-nos de Mécia de Sena, sua mulher, que tinha há pouco completado 100 anos.

29.03.2020
ler mais
Presidente da República reage com pesar à morte de Miranda Calha

Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte súbita de Júlio Miranda Calha, com quem partilhei no longínquo ano de 1975 a responsabilidade de deputado à Assembleia que elaborou a Constituição Portuguesa.

28.03.2020
ler mais
Presidente da República assinala Dia Mundial do Teatro

Neste Dia Mundial do Teatro quero deixar uma breve mensagem a todos os profissionais do espetáculo, severamente atingidos pelas circunstâncias que Portugal e o mundo atravessam.

27.03.2020
ler mais
Presidente da República lamenta a morte de Manuel Fialho

Apresento as minhas condolências à família de Manuel Fialho. Conhecido como a alma do restaurante “O Fialho”, fundado pelo seu pai em 1945, no centro histórico de Évora, foi um militante da gastronomia alentejana e da sua cultura tradicional, projetando a identidade de uma região e tornando-a turisticamente apelativa.

26.03.2020
ler mais

© 2016-2020 Presidência da República Portuguesa