Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

CONSELHO DE ESTADO

Veja as Imagens | CONSELHO DE ESTADO - Notícias

Reunião do Conselho de Estado no Palácio de Belém (1)
Reunião do Conselho de Estado no Palácio de Belém (2)
Reunião do Conselho de Estado no Palácio de Belém (3)
Reunião do Conselho de Estado no Palácio de Belém (4)
Reunião do Conselho de Estado no Palácio de Belém (5)

Clique na imagem para ampliar.

CONSELHO DE ESTADO - Notícias

Presidente da República reuniu o Conselho de Estado

O Presidente da República presidiu à reunião do Conselho de Estado.

No final da reunião, foi divulgada a seguinte nota informativa:

“1. O Conselho de Estado analisou a situação política, económica e financeira internacional e seus reflexos em Portugal, num quadro de curto, médio e longo prazo.

2. O Conselho de Estado analisou um dos desafios das próximas semanas – a eleição do novo Secretário-geral das Nações Unidas.

Neste quadro, o Conselho de Estado saúda o Eng.º António Guterres e regista com particular satisfação os resultados concludentes que a sua candidatura obteve neste primeiro ciclo de votações realizado nas Nações Unidas.

Esta candidatura, que tem merecido desde o início o apoio empenhado de todos os órgãos de soberania nacionais e de todos os partidos políticos portugueses, é, a todos os títulos, uma candidatura exemplar.

Exemplar pelos méritos do candidato. O Eng.º António Guterres tem a qualidade, a experiência, a visão estratégica, a capacidade de diálogo e o espírito de disponibilidade e abertura que tão importantes são para enfrentar com êxito os exigentes desafios que às Nações Unidas se colocam no presente e no futuro.

Candidatura exemplar também porque o Eng.º António Guterres cumpriu com empenho todas as etapas do processo, nomeadamente as audições e debates, credibilizando, assim, os novos procedimentos estabelecidos pelo Conselho de Segurança, valorizando o estatuto das Nações Unidas e o papel da Assembleia Geral.

No momento em que está prestes a iniciar-se o novo ciclo de votações com vista à escolha do Secretário-geral das Nações Unidas, o Conselho de Estado deseja as maiores felicidades ao Eng.º António Guterres, na convicção de que a sua desejada eleição será a vitória de todos os membros das Nações Unidas, em prol de uma ordem internacional marcada por menos tensões, conflitos e dramas humanitários e mais fundada na paz e na segurança, na defesa dos direitos humanos, no reforço do ideal do desenvolvimento sustentável, em suma, na concórdia entre as Nações e os Povos.”

29.09.2016
partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2016-2018 Presidência da República Portuguesa