Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República assinala 75 anos da OTAN/NATO

Num Mundo em que as crises internacionais se agravam, nomeadamente na Europa, com a invasão da Ucrânia pela Rússia, em que eventos bem para além do nosso controlo podem ter um impacto marcante na vida de todos nós, como vimos com a influência das guerras na economia, no crescimento, na inflação e nos juros, o Presidente da República sublinha a importância da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que completa amanhã 75 anos de existência e da qual Portugal foi um dos países fundadores, salientando a importância da sua política de segurança e defesa, pautada por uma cultura de consensos e partilha de valores democráticos, bem como a importância do diálogo euro-atlântico e do reforço da sua componente europeia.

O alargamento da Aliança, fruto da razão imperativa de preservar um equilíbrio estratégico, fazem da Organização uma plataforma de entendimentos entre espaços, continentes e países, expressos numa vontade coletiva de uma organização que seja acima de tudo um instrumento de Paz, assegurando que, estando pronta para a guerra, a esteja a dissuadir e evitar.

Ao assinalar a data, o Chefe de Estado enaltece, também, todas as mulheres e homens que, ao longo destes 75 anos, deram o seu árduo contributo para que esta Aliança mantivesse o seu propósito, determinação e capacidade de intervenção.