Cerimónia Militar Comemorativa do 60.º aniversário da Base Aérea N.º 5 (BA5) em Monte Real

{DX02_LEGENDA}

Presidente da República no 60.º aniversário da Base Aérea N.º 5

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas presidiu à Cerimónia Militar Comemorativa do 60.º aniversário da Base Aérea N.º 5 (BA5) em Monte Real.

Recebido pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Nunes Borrego, e pelo Comandante da Base Aérea N.º 5, Coronel Piloto-Aviador João Carlos Gonçalves, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se ao hangar, onde o aguardavam o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, tendo-lhe sido prestadas Honras Militares pelas Forças em Parada.

Após a intervenção do Comandante da BA5 e da rendição do Porta-Estandarte Nacional, da Escolta e do Porta-Estandarte da Unidade, decorreu a Cerimónia de Homenagem aos Mortos, com evocação religiosa pelo Capelão da Base.

Seguiu-se a imposição, pelo Chefe de Estado, da Medalha de Serviços Distintos - Grau Ouro à Esquadra de Manutenção de Aeronaves. Foram ainda impostas condecorações militares – Medalha de Serviços Distintos, Medalha de Mérito Militar, Medalha de Mérito Aeronáutico e Medalha Comemorativa das Campanhas – a Militares e Funcionários Civis da Unidade e entregues Pergaminhos por 25 anos de serviço na BA5.

No final o Presidente da República efetuou uma breve visita guiada pelo Comandante da Unidade à Base Aérea e cortou o bolo de aniversário que assinalou a data.

14.10.2019

http://www.presidencia.pt/comandantesupremo/?idc=305&idi=169855