Jump to content (shortcut key c) Site Map
This website uses cookies to improve your user experience. By using this website you consent to their use.

Presidente da República recebeu Primeiro-Ministro de Timor-Leste

O Presidente da República recebeu, no Palácio de Belém, o Primeiro-Ministro da República Democrática de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, em audiência de cortesia.

Durante o encontro, foi reiterado o empenho de Portugal e Timor-Leste em aprofundar o relacionamento bilateral, que reflete a solidez dos laços históricos, linguísticos, culturais e de amizade que unem os dois países. Foram trocadas impressões sobre a ampla cooperação existente no plano bilateral e no contexto internacional, sobressaindo a convergência em torno de valores fundamentais, como a paz, a liberdade, os direitos humanos e o multilateralismo.

Neste âmbito, foi abordada a cooperação no quadro da CPLP, num momento em que Timor-Leste exerce a presidência pro tempore e em que se assinalam os 30 anos da organização, bem como os desafios com que se confronta a ordem internacional, tendo o Presidente da República agradecido o apoio ativo de Timor-Leste à bem-sucedida candidatura nacional ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Na ocasião, o Presidente da República transmitiu sentidas condolências às autoridades e ao povo de Timor-Leste pelo recente falecimento do antigo Presidente Francisco Guterres “Lú Olo”, figura emblemática da resistência e da luta pela independência de Timor-Leste e do processo de construção do Estado e das instituições democráticas timorenses.