Jump to content (shortcut key c) Site Map
This website uses cookies to improve your user experience. By using this website you consent to their use.

Intervenção na cerimónia de apresentação do livro “Álvaro Siza Vieira - Arquiteto de Sonhos”

Temos sempre a ilusão de que o fim do mundo não nos apanha desprevenidos. É por isso que, ao longo do tempo, a humanidade tentou organizar e proteger uma espécie de reserva para o que aconteceria depois do fim do mundo.

Isso significa que, apesar das alterações climáticas, dos conflitos militares ou do pessimismo, não acreditamos verdadeiramente no apocalipse como o fim de todas as coisas e temos esperança numa forma de recomeço depois dele. Num tempo novo. Num renascimento. Na possibilidade de reiniciar uma forma de vida inteligente.

É por isso que preservamos alguns bens materiais e registos de bens imateriais. Fórmulas de alimentos, ou sementes de espécies botânicas e agrícolas. Cópias de livros e de códigos informáticos, de filmes e de manuscritos, de peças musicais e de tratados de medicina, fórmulas matemáticas ou documentos que nos ajudariam a refazer a memória do mundo – embora noutro mundo, reconstruído a partir de um zero improvável.

De entre esses bens estariam, certamente, imagens de grandes realizações arquitetónicas e, entre elas, projetos de Álvaro Siza Vieira.

Com esses projetos preservaríamos a simplicidade das suas soluções, o traço dos seus desenhos, a sua ideia de harmonia, de comunidade e de espaço.

A sua ideia de casa, a sua ideia de humanidade. Desenhar uma casa, projetar um edifício, conceber uma praça, uma varanda ou uma igreja, fazem parte da sua ideia de arte e de cidadania. E daquilo que imaginamos poder ser um recomeço do mundo.

É disso que também fala, como uma voz pausada, a sua obra de arquiteto, de artista plástico e de poeta.

Num momento em que a habitação não é apenas aquele problema da “habitação sobre a terra” de que falava o poeta Ruy Belo, mas um problema concreto, humano e para o qual procuramos respostas igualmente concretas e humanas, é fundamental ouvir Álvaro Siza Vieira quando dizia ter dúvidas sobre a expressão “habitação social”, porque “toda a habitação é social”.

Ora, a habitação é uma das preocupações centrais do nosso tempo e do nosso país. É aqui que a dignidade humana e a casa se encontram.

E a casa, aqui, não é uma metáfora. A casa é o centro do mundo, assim como a rua, o bairro e a cidade são o centro da vida em comum. Toda a obra de Siza Vieira fala dessa ligação entre o espaço e os humanos que o ocupam, entre o humano e o lugar onde habitamos.

Interrogado por Fátima Campos Ferreira acerca da ligação entre a linguagem da arquitetura e a linguagem poética, Siza Vieira mencionou Eugénio de Andrade e o seu livro “Ostinato Rigore”, um título belíssimo que evoca, também, Leonardo Da Vinci e o trabalho de atenção, minúcia e experimentação persistente.

É isso que também celebramos hoje: o rigor obstinado de Siza Vieira.

Onde Eugénio de Andrade procurava a palavra exata num verso, a melodia perfeita ou quase perfeita de um poema, podemos falar do rigor obstinado do trabalho de Siza sobre o papel, e de como esse traço evoca aquilo que fez a sua arquitetura ser como é: a memória da Matosinhos natal e da infância, da família e das viagens, da primeira vez que nos impressionámos com uma linha ou uma escadaria, com uma sombra ou a direção de um foco de luz.

Os materiais de construção da sua obra não são apenas o ferro e o betão, a madeira e o mármore ou o vidro.

São também o amor, o passado e a ideia de comunidade, a procura da beleza, a topografia e o caminho até ao café onde nos encontramos com os outros, o esquisso e a maquete que se transformam permanentemente, à medida que as exigências do humano e os seus ideais de beleza se fazem ouvir no ateliê do arquiteto.

Quando, numa conversa maravilhosa, Fátima Campos Ferreira perguntava a Álvaro Siza Vieira sobre “o que produz a beleza”, a resposta mencionava “o sentido de comunidade”, e o dever de lidar com as necessidades do humano sem deixar de continuar a desenhar os sonhos.

Os sonhos, como sabemos, são feitos de tudo. E, muitas vezes, são feitos de inesperado, tal como a arquitetura é feita “de vários tipos de conhecimento”, estou a citar Siza Vieira, e “lidando com complexidades que não existiam”.

O seu projeto tem sido – foi sempre, como lemos neste livro – a procura de uma linguagem que transformou as metáforas numa atividade que está ao serviço dos seres humanos que habitam a terra, as cidades ou os jardins. Que caminham pelas ruas e pelas praças. Que procuram um lugar de silêncio e de recolhimento – ou um lugar de celebração e trabalho.

Isso não se faz com grandiloquência e excesso, mas com esse “ostinato rigore” de que falava Eugénio de Andrade. O rigor obstinado dessa investigação permanente sobre uma casa digna para a humanidade.

Deixem-me lembrar-vos uma coincidência deslumbrante. Nos primeiros anos da década de 60, quando Siza Vieira desenhava obras como a Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés, a Piscina da Quinta da Conceição ou o complexo da Cooperativa de Lordelo do Ouro, entre muitos outros projetos, Sophia de Mello Breyner escrevia estas palavras:

“A arquitectura é especificamente a expressão duma relação justa com a paisagem e com o mundo social. Fora destas coordenadas só há má arquitetura. (…) É necessário que aqueles que vão construir amem o espaço, a luz e o próximo. (…) Acima de tudo é preciso evitar a falta de amor. De todas as artes, a arquitetura é simultaneamente a mais abstracta e a mais ligada à vida. Aqueles que não amam nem o espaço, nem a sombra, nem a luz, nem o cimento, nem a pedra, nem a cal, nem o próximo, não poderão criar boa arquitetura”.

Esta coincidência não é, digamos, pura coincidência. Catorze anos depois deste texto, precisamente quando Siza Vieira desenhava o que viria a ser o projeto inicial da Quinta da Malagueira, em Évora, Sophia de Mello Breyner publicou o livro “O Nome das Coisas”, onde podemos ler o poema “A Forma Justa”, que inclui estes três versos finais:

“Sei que seria possível construir a forma justa / de uma cidade humana que fosse / fiel à perfeição do universo.”

Esta menção da “forma justa” recorda-nos, em simultâneo, tanto a precisão das geometrias  como a justiça nos assuntos humanos. Na obra de Siza, coroada por uma vasta lista de prémios e distinções, ambas as coisas existem também em simultâneo, porque a arquitetura faz do mundo um lugar melhor, mais atraente, mais simples e mais habitável – para todos.

Isto faz de Siza Vieira um mestre para pensarmos o nosso tempo. Talvez o seu trabalho seja uma das razões para acreditarmos na beleza das coisas que perduram. Se o mundo pudesse recomeçar, certamente ele seria um dos seus desenhadores.

Related