Jump to content (shortcut key c) Site Map
This website uses cookies to improve your user experience. By using this website you consent to their use.

Presidente da República assinala 50.º aniversário da CGTP-IN

O Presidente da República felicita a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) pelos seus cinquenta anos de vida, hoje completados.

Uma vida iniciada com meia década de luta contra o cerceamento antidemocrático dos direitos dos trabalhadores e de afirmação dos valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade, bem como do respeito e promoção da dignidade do trabalho e da justiça social.

Uma vida, depois, presente em todos os lances decisivos da transição para a democracia e da vigência da Constituição da República Portuguesa, em tudo o que respeitasse ao trabalho e aos trabalhadores, assim como aos mais variados condicionalismos envolventes.

Uma vida de inequívoca relevância no nosso quadro constitucional, e, em particular, no nosso tecido social, testemunhando a vitalidade da democracia portuguesa e contribuindo para essa vitalidade. E, mais recentemente, tentando dar voz a frustrações, ansiedades e desilusões crescentemente sedutoras para novos movimentos de contestação inorgânica, inserindo-as no quadro constitucional que nos rege.

Ao assinalar estes seus cinquenta anos de vida, o Presidente da República formula votos de felicidades no enfrentar dos difíceis desafios sanitários, económicos e sociais com que todos, agora, nos deparamos, tal como daqueles que a mutação vertiginosa dos tempos vier suscitar.

Em conformidade, com o que fica dito, tal como já tinha anunciado em fevereiro e aconteceu com outros parceiros sindicais e patronais, sob proposta do Primeiro-Ministro, o Presidente da República decidiu conferir à GCTP-IN o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.