Jump to content (shortcut key c) Site Map
This website uses cookies to improve your user experience. By using this website you consent to their use.

Presidente da República assinala Dia Mundial do Refugiado

Este ano sob o mote “Juntos cuidamos, aprendemos e vencemos”, o Dia Mundial do Refugiado – o dia que hoje assinalamos – é sobretudo um alerta pela inclusão, contra a indiferença. Indiferença que tantas vezes se traduz na linguagem fácil dos números. E embora os números impressionem – a cada dois segundos existe um deslocado no mundo – a realidade dos refugiados não trata de estatísticas, trata de pessoas, pessoas como nós, a quem devemos solidariedade como valor concreto e fundamental.

A iniciativa das Nações Unidas recorda-nos a importância e a urgência desse dever. Um dever de cuidado que se acentuou com a pandemia, pelas dificuldades acrescidas no acesso à saúde e à educação para os milhões de deslocados em todo o mundo.

Um dever de cuidado assente nos valores humanistas que nos caracterizam. Valores que se sobrepõem a discursos oportunistas ou a limitações impostas pelo momento presente.

O 20 de junho é uma data universal, que os Portugueses assinalam este ano com redobrado orgulho na renovação do mandato do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, antigo Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, reafirmando a vocação de abertura e tolerância que sempre defendemos.