Jump to content (shortcut key c)

Official Site For Information of the Presidency of the Portuguese Republic

Official Site For Information of the Presidency of the Portuguese Republic

Reunião do Conselho de Estado com a participação do Diretor-Geral da OIM

O Presidente da República presidiu, no Palácio da Cidadela em Cascais, à Reunião do Conselho de Estado, que abordou a problemática das migrações, e na qual participou, como convidado, o Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), António Vitorino.

No final da reunião, foi divulgada a seguinte nota informativa:

“O Conselho de Estado, reunido sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República, hoje, dia 8 de setembro de 2021, no Palácio da Cidadela de Cascais, na sequência da apresentação efetuada pelo Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações, Dr. António Vitorino, analisou as perspetivas e os desafios que se colocam às migrações num mundo em acelerada mudança e convulsões e, ainda, numa situação de pandemia. E, em particular, situações como a do Afeganistão e de Cabo Delgado.

Neste contexto, reconhecendo-se que se tem assistido a um aumento impressivo dos fluxos migratórios a nível global, provocados nomeadamente pelas alterações climáticas, pelos fatores económicos, pelas guerras e pela instabilidade política, foram indicadas como principais dimensões a ter em conta por parte da comunidade internacional – Estados e organizações internacionais –, o respeito pelos direitos humanos e pelo direito internacional humanitário, uma politica de gestão das migrações responsável e solidária, que promova a integração dos migrantes de forma abrangente e inclusiva. Tudo tendo em vista a construção de um futuro para os migrantes assente em valores fundamentais da dignidade da Pessoa, da liberdade, da segurança, da justiça e da paz.

Palácio de Belém, 8 de setembro de 2021

Relacionados

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

This website uses cookies to improve your user experience. By using this website you consent to their use.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.