Jump to content (shortcut key c) Site Map
This website uses cookies to improve your user experience. By using this website you consent to their use.

Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas presidiu à Cerimónia Militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que teve lugar este ano em Pedrogão Grande.

Perante os titulares dos Órgãos de Soberania, distintos convidados e muitos assistentes, foram prestadas Honras militares ao Presidente da República com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Força Aérea, acompanhados de uma salva de 21 tiros pelo Regimento de Artilharia N.º 4, e realizada a revista às Forças em Parada.

Seguiu-se a Cerimónia de Homenagem aos Mortos, militares e civis, das Forças Armadas, com uma prece pelo Capelão da Força Aérea e sobrevoo de uma esquadrilha de aeronaves F-16.

Foi convidado a usar da palavra o bombeiro Rui Rosinha, uma das vítimas dos fogos, que falou da tragédia vivida, do esforço de reconstrução das vidas e dos anseios por cumprir no futuro, tendo de seguida o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, proferido uma alocução sobre o 10 de junho.

Decorridas as intervenções, teve lugar o desfile militar, iniciado com o desfile dos meios aéreos, seguido do desfile em continência ao Presidente da República constituído pela Reprise da Escola de Mafra, uma formação de Antigos Combatentes, as Forças em Parada e as Forças Equipadas para Combate, terminando com a passagem da Força Motorizada.