O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu, no Palácio de Belém, sob a presidência do Presidente da República. No final foi divulgada uma nota informativa.
NOTA INFORMATIVA
"O Conselho Superior de Defesa Nacional, reuniu em sessão ordinária sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, hoje, dia 08 de julho de 2025, no Palácio de Belém, tendo sido efetuado um ponto de situação relativo às Forças Nacionais Destacadas e dado Parecer Favorável, por unanimidade, às propostas de ajustamentos apresentados, após ponderar a respetiva adequabilidade militar e exequibilidade financeira.
Foi feita também uma análise à situação de defesa e segurança internacional no contexto da OTAN e da União Europeia, tendo sido apresentado o plano de investimento de 2% do PIB, na área da Defesa Nacional, até final de 2025.
O Conselho Superior de Defesa Nacional deliberou, por unanimidade, expressar o seu agradecimento e louvor às Forças Armadas pelo papel que desempenha na sociedade portuguesa, nomeadamente, sublinhando a importância do emprego de meios aéreos e equipas médicas da Força Aérea, no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica.
Palácio de Belém, 08 de julho de 2025"