Jump to content (shortcut key c) Site Map
This website uses cookies to improve your user experience. By using this website you consent to their use.

Presidente da República visitou cuidador informal

Um ano depois do início do projeto-piloto para cuidadores informais em 30 concelhos do país, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou Mário Caxias, cuidador principal da esposa, em Lisboa.

Não residindo num dos concelhos abrangidos pelo projeto-piloto, a família não pode aceder aos apoios previstos neste projeto, nomeadamente ao subsídio e descanso do cuidador.

Essa e outras preocupações decorrentes de uma realidade vivida por milhares de portugueses, e que se agravaram com a pandemia, foram transmitidas ao Presidente da República durante a visita.

A criação do estatuto do cuidador informal foi uma causa que reuniu o apoio de todos os Partidos Políticos que o aprovaram, e que o Presidente da República sempre defendeu e continuará a defender.

Acompanharam a visita, a Presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI), Sílvia Alves, e uma equipa do projeto “Famílias Seguras”, desenvolvido em parceria pela ANCI e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, para rastreio à Covid-19 aos cuidadores informais e pessoas cuidadas.