Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República visitou cuidador informal

Um ano depois do início do projeto-piloto para cuidadores informais em 30 concelhos do país, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou Mário Caxias, cuidador principal da esposa, em Lisboa.

Não residindo num dos concelhos abrangidos pelo projeto-piloto, a família não pode aceder aos apoios previstos neste projeto, nomeadamente ao subsídio e descanso do cuidador.

Essa e outras preocupações decorrentes de uma realidade vivida por milhares de portugueses, e que se agravaram com a pandemia, foram transmitidas ao Presidente da República durante a visita.

A criação do estatuto do cuidador informal foi uma causa que reuniu o apoio de todos os Partidos Políticos que o aprovaram, e que o Presidente da República sempre defendeu e continuará a defender.

Acompanharam a visita, a Presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI), Sílvia Alves, e uma equipa do projeto “Famílias Seguras”, desenvolvido em parceria pela ANCI e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, para rastreio à Covid-19 aos cuidadores informais e pessoas cuidadas.