Jump to content (shortcut key c) Site Map
This website uses cookies to improve your user experience. By using this website you consent to their use.

Convite do Presidente da República para visitar a Festa do Livro em Belém 2025

Começa hoje a Festa do Livro!

Foi adiada, por causa daquela tragédia que ocorreu no elevador da Glória, mas faz-se.

É a oitava edição. Começou em 2016 e termina este ano. Termina, por assim dizer, eu gostaria muito, dependendo do meu sucessor, que não terminasse.

O que é que temos este ano?

Estão a ser montadas as bancas. Atrás de mim estão algumas bancas, mas estão por todo este Jardim e muitos portugueses já o sabem. Passaram por aqui 140.000 portugueses, passaram por aqui 2.000 autores, passaram por aqui milhares e milhares de livros, milhões de livros vendidos.

Como é que vai ser o programa?

Começa hoje. Durante o dia há livros, à noite há Carolina Deslandes e depois Rui Veloso. É difícil encontrar uma dupla, em dois concertos sucessivos, tão atrativa.

Amanhã continua com lançamentos e lançamentos de livros e depois, à noite, com Bárbara Tinoco.

No dia 27, aí o número de lançamentos aumenta, livros escolares, livros para crianças – que arrastam imensos os adultos – lançamento de livros de autores conhecidos e debates.

Debate sobre as “Mulheres na Assembleia Constituinte”, debate “Portugal e o Futuro” sobre, no fundo, o tempo em que vivemos, entre António Barreto e Manuel Ferreira Leite, temos um pouco de tudo, da esquerda à direita ou da direita à esquerda, aqui a debater livros. E a música continua e teremos Fernando Daniel.

Culmina, na noite de domingo, com os Xutos & Pontapés, portanto temos para várias idades, para vários estilos, e livros exatamente o mesmo.

Estou aqui a convidar-vos para hoje darem cá um “pulinho”, ao fim da tarde e à noite certamente. Amanhã, darem outro “pulinho”, mesmo os que têm aulas, à tarde e à noite certamente. Sábado, então, todo o dia, porque só vai chover um bocadinho à meia-noite, portanto, é aproveitar. Domingo, por amor de Deus, não tenham medo da chuva, parece que vai haver uma chuvazinha, pela manhã, mas levanta pelas 11/meio-dia e depois é a tarde toda e a noite sem chuva.

Venham para aproveitar para comprar os livros do outono, para as aulas e para leitura nos tempos livres.

Eu espero por vocês todos!