Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Convite do Presidente da República para visitar a Festa do Livro em Belém 2025

Começa hoje a Festa do Livro!

Foi adiada, por causa daquela tragédia que ocorreu no elevador da Glória, mas faz-se.

É a oitava edição. Começou em 2016 e termina este ano. Termina, por assim dizer, eu gostaria muito, dependendo do meu sucessor, que não terminasse.

O que é que temos este ano?

Estão a ser montadas as bancas. Atrás de mim estão algumas bancas, mas estão por todo este Jardim e muitos portugueses já o sabem. Passaram por aqui 140.000 portugueses, passaram por aqui 2.000 autores, passaram por aqui milhares e milhares de livros, milhões de livros vendidos.

Como é que vai ser o programa?

Começa hoje. Durante o dia há livros, à noite há Carolina Deslandes e depois Rui Veloso. É difícil encontrar uma dupla, em dois concertos sucessivos, tão atrativa.

Amanhã continua com lançamentos e lançamentos de livros e depois, à noite, com Bárbara Tinoco.

No dia 27, aí o número de lançamentos aumenta, livros escolares, livros para crianças – que arrastam imensos os adultos – lançamento de livros de autores conhecidos e debates.

Debate sobre as “Mulheres na Assembleia Constituinte”, debate “Portugal e o Futuro” sobre, no fundo, o tempo em que vivemos, entre António Barreto e Manuel Ferreira Leite, temos um pouco de tudo, da esquerda à direita ou da direita à esquerda, aqui a debater livros. E a música continua e teremos Fernando Daniel.

Culmina, na noite de domingo, com os Xutos & Pontapés, portanto temos para várias idades, para vários estilos, e livros exatamente o mesmo.

Estou aqui a convidar-vos para hoje darem cá um “pulinho”, ao fim da tarde e à noite certamente. Amanhã, darem outro “pulinho”, mesmo os que têm aulas, à tarde e à noite certamente. Sábado, então, todo o dia, porque só vai chover um bocadinho à meia-noite, portanto, é aproveitar. Domingo, por amor de Deus, não tenham medo da chuva, parece que vai haver uma chuvazinha, pela manhã, mas levanta pelas 11/meio-dia e depois é a tarde toda e a noite sem chuva.

Venham para aproveitar para comprar os livros do outono, para as aulas e para leitura nos tempos livres.

Eu espero por vocês todos!