Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República lamenta a morte de António Cardoso e Cunha

António Cardoso e Cunha, engenheiro de profissão, foi o primeiro Comissário Português a integrar o Colégio de Comissários da Comissão Europeia, liderado então por Jacques Delors, logo no ano da adesão portuguesa em 1986.

Nestas funções prestigiou Portugal e teve uma enorme influência na nossa plena integração nas estruturas comunitárias, que exerceu até 1993, tendo ocupado vários pelouros, nomeadamente o das Pescas e o da Administração.

Com uma longa e prestigiosa carreira como político, empresário e gestor, militante do PSD, destaca-se, em particular a sua passagem pelo Governo, primeiro como Ministro da Agricultura e Pescas do Governo da Aliança Democrática, liderado por Francisco Sá Carneiro em 1980, e, em 1981, liderado por Francisco Pinto Balsemão.

Foi ainda deputado à Assembleia da República em três legislaturas e, na década de 90, comissário da Expo’98. Desempenhou também funções como presidente do Conselho de Administração da TAP, de onde saiu em 2004, ainda a companhia era uma empresa pública.

Lamentando a sua morte e recordando o homem e o político destacado, o Presidente da República apresenta as suas sinceras condolências à família enlutada.