Jump to content (shortcut key c) Site Map
This website uses cookies to improve your user experience. By using this website you consent to their use.

Presidente comemorou Dia de Portugal junto da Comunidade Portuguesa em Paris

As Comemorações Oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas prosseguiram na Câmara de Paris, onde o Chefe de Estado Português e o Primeiro-Ministro, acompanhados pelo Presidente Francês, foram recebidos pela Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo.

No Salão de Festas da Câmara de Paris, após o Presidente da República ter cumprimentado os agraciados, os feridos e os familiares das vítimas dos ataques de 13 de novembro de 2015 em Paris, e perante a Comunidade Portuguesa deu-se início à Cerimónia Comemorativa do Dia de Portugal.

Anne Hidalgo, Presidente da Câmara de Paris, foi a primeira a usar da palavra. Seguiram-se as intervenções do Primeiro-Ministro, António Costa, e, antes do Presidente da República Francesa, François Hollande, a intervenção do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Após as intervenções, foram executados os hinos nacionais dos dois países, e deu-se início à cerimónia de imposição de insígnias aos 4 cidadãos nacionais, residentes em Paris, e cuja ação na noite de 13 de novembro de 2015 foi decisiva no socorro às vítimas do ataque terrorista no “Bataclan”. José Gonçalves, Manuela Gonçalves, Margarida de Santos Sousa e Natália Teixeira Syed receberam as insígnias de Cavaleiro/Dama da Ordem da Liberdade, ordem que se destina a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da Civilização, em prol da dignificação da Pessoa Humana e à causa da Liberdade.

O Presidente da República ofereceu depois uma receção à Comunidade Portuguesa residente em França.

Related