Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

MENSAGENS

Presidente da República lamenta a morte do Maestro José Atalaya

Apresento as minhas condolências à família do Maestro José Atalaya, que foi durante décadas um dos mais conhecidos divulgadores da música erudita em Portugal.

Aluno de Luís de Freitas Branco, José Atalaya estreou-se como compositor em 1955, numa carreira que o levaria mais tarde à música eletrónica e eletroacústica. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, viria a destacar-se como musicólogo, maestro e pedagogo, em programas da Emissora Nacional, depois RDP, e da RTP, tendo também fundado a Juventude Musical Portuguesa e dirigido o Grupo Experimental de Ópera de Câmara, a Orquestra Sinfónica do Porto e a Orquestra Clássica do Porto, sem esquecer a Academia de Música que tem o seu nome, em Fafe, entre muitas outras iniciativas, concertos e festivais.

Através do seu trabalho e dedicação, em registo informado e informal, à imagem de Leonard Bernstein, diversas gerações portuguesas tiveram a sua primeira, e às vezes decisiva, educação musical.

23.02.2021
partilhar | imprimir | enviar | voltar

© 2016-2021 Presidência da República Portuguesa