Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

General Ramalho Eanes condecorado com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique

O Presidente da República condecorou o General Ramalho Eanes, com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique, no dia em que se assinalou os 40 Anos das Primeiras Eleições Presidenciais em Democracia.

A Cerimónia de Homenagem ao General Ramalho Eanes, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, teve início com as intervenções do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, do Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz, cuja intervenção versou o ato eleitoral de há 4 décadas e do homenageado, o General Ramalho Eanes.

Após a sua intervenção, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, agraciou o General Ramalho Eanes, primeiro chefe de Estado democraticamente eleito, por sufrágio direto e universal, com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique. O Grande-Colar é o mais alto grau da Ordem e é concedido a antigos Chefes de Estado e a pessoas cujos feitos, de natureza extraordinária e especial relevância para Portugal, os tornem merecedores dessa distinção.

Esta Cerimónia encerrou um o conjunto de iniciativas promovidas pela Presidência da República para assinalar esta efeméride e que levaram o ex-Presidente e o atual a Évora e Castelo Branco, para encontros com jovens, onde se debateram a Liberdade e a Democracia, numa perspetiva de futuro.

No final da Cerimónia foi inaugurada a exposição “40 Anos Eleições Presidenciais – Um Presidente para todos os Portugueses”, que ficará patente ao público até dia 27 de julho próximo, no piso 0 da Fundação Calouste Gulbenkian, com entrada gratuita.