“Felicito o lançamento em órbita de quatro satélites da constelação Galileo (sistema de posicionamento global europeu) através do foguetão Ariane 5, monitorizado a partir da estação de controlo na ilha de Santa Maria, nos Açores, com a supervisão da Edisoft - Empresa de Serviços e Desenvolvimento de Software, S.A.
O lançamento foi efetuado com êxito em Kourou, na Guiana Francesa. Esta empresa tecnológica nas áreas da Defesa e Aeroespacial e o arquipélago dos Açores estão de parabéns porque Portugal afirma o seu papel como centro geoestratégico espacial e porque o referido foguetão leva abordo tecnologia nacional.
O software português RTEMS já estava em órbita em 11 satélites da rede Galileo e, agora, somando estes quatro, totaliza 15 satélites com incorporação de tecnologia desenvolvida em Portugal e por talentos portugueses, o que é motivo de orgulho.
Nada se faz sem ambição, foco, competência, inovação, paixão e trabalho de equipa. Por isso, temos motivos para celebrar este êxito, ao ser colocado, de novo, Portugal no “mapa espacial”.
Marcelo Rebelo de Sousa”