Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Presidente da República assinala o Dia dos Irmãos

“Celebra-se hoje o Dia dos Irmãos.

Porventura, menos conhecido e festejado do que o Dia da Mãe e o Dia do Pai - mas nem por isso menos importante.

Comemorar o Dia dos Irmãos é comemorar aqueles que partilham o nosso sangue, em homenagem aos antepassados comuns.

É com muita emoção que, neste dia, saúdo afetuosamente os meus irmãos, sabendo que todos nós, tendo trajetórias de vida distintas, partilhamos os mesmos princípios e valores, que nos foram transmitidos pelos Pais, cuja memória procuramos honrar em tudo quanto fazemos na vida.

Mas a fraternidade é também amizade. A palavra «irmão», não por acaso, é usada quando nos dirigimos igualmente aos amigos mais próximos, aqueles a quem confessamos alegrias e tristezas, os que estão a nosso lado em todas as horas, boas ou más.

De igual modo, não é raro termos sentimentos fraternos por aqueles que, pelas mais variadas razões, em nós suscitam o calor da fraternidade. Aos excluídos e aos que vivem sós, aos que atravessam situações difíceis no plano pessoal ou profissional, àqueles que mais precisam da nossa atenção.

E, curiosamente, entre países e nações que ao longo dos séculos trilharam caminhos comuns, é também hábito evocar a fraternidade. Por isso, neste dia 31 de Maio, quero dirigir uma palavra muito calorosa aos povos de expressão portuguesa, a quem chamamos «irmãos» porque nos acompanham na comunidade da lusofonia, feita de amizade, de fraternidade e, sobretudo, de respeito mútuo.

Aos meus irmãos, aos meus amigos fraternos e a todos os povos da lusofonia, um abraço caloroso do

Marcelo Rebelo de Sousa”

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.