Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Pólo Museológico “Vilar Formoso Fronteira da Paz” inaugurado pelo Presidente da República

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa presidiu, em Vilar Formoso, Almeida, à cerimónia de inauguração do Pólo Museológico “Vilar Formoso Fronteira da Paz - Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes”.

A cerimónia teve início com a execução do hino em homenagem aos refugiados pelo guitarrista Pedro Henriques da Silva, ao qual se seguiram as intervenções da Coordenadora-Geral e responsável pela instalação do Pólo Museológico, Luísa Pacheco Marques, e do Presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Baptista Ribeiro. Após descerrar a placa evocativa da inauguração, o Presidente da República usou da palavra.

No final da cerimónia, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Almeida, pela Coordenadora-Geral e responsável pela instalação do Pólo Museológico, por Margarida Magalhães Ramalho, responsável pelos conteúdos científicos, por refugiados e descendentes, que passaram em Vilar Formoso ou foram salvos por intermédio da ação de Aristides de Sousa Mendes, e portugueses que ajudaram e prestaram assistência a refugiados, efetuaram uma visita guiada ao Pólo Museológico, visita que terminou no Jardim da Memória.

O espaço museológico ocupa dois antigos armazéns ferroviários, junto à estação de Vilar Formoso, local por onde passaram, em Junho de 1940, milhares de refugiados em fuga. O Pólo Museológico está dividido em 6 núcleos: “Gente como nós”, “Início do pesadelo”, “A Viagem”, “Vilar Formoso, Fronteira da Paz”, “Por terras de Portugal” e “Partida”.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.