Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Visita de Estado a Portugal do Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

A convite de Sua Excelência o Presidente da República, o Presidente da Republica de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e a Primeira-dama Lígia Fonseca, iniciam no dia 22 de novembro uma visita de Estado a Portugal.

Trata-se da segunda visita de Estado que o Presidente Jorge Carlos Fonseca realiza ao nosso país e que acontece sete meses depois do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa ter visitado Cabo Verde, em abril deste ano. Fazem parte da delegação cabo-verdiana os Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Finanças, assim como dois deputados, designadamente um do MDP e outro do PAICV.

Esta visita pretende reafirmar, mais uma vez, a excelência do relacionamento entre os dois Estados e os dois povos e lançar as bases para o futuro de uma relação que é já de si muito estreita, a todos os níveis.

A visita começa na quarta-feira à tarde, com o Presidente de Cabo Verde e a Primeira-dama a serem recebidos pelo Presidente da República, com honras militares, na Praça do Império, a que se seguirá um encontro institucional, no Palácio de Belém.

À tarde os dois Presidentes estarão na sessão de encerramento do seminário económico “Portugal Exportador”, no Centro de Congressos da Associação Industrial Portuguesa.

O dia terminará com um jantar oficial oferecido pelo Presidente da República, no Palácio Nacional da Ajuda.

Na quinta-feira, o Presidente de Cabo Verde irá visitar a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a que se seguirá uma reunião e um almoço oferecido pelo Primeiro-Ministro, Dr. António Costa, no Palácio das Necessidades.

Durante a tarde, o Presidente cabo-verdiano será distinguido com o título de Doutor “honoris causa” pela Universidade de Lisboa, numa cerimónia que terá lugar na “Aula Magna” da Reitoria da Universidade.

Na sexta-feira, após uma visita à Fundação Champalimaud, o Presidente Jorge Fonseca fará uma visita ao bairro da Cova da Moura, a que se juntará o Presidente a República, para um almoço. O Chefe de Estado de Cabo Verde será depois recebido na Assembleia a República. No final da visita à Exposição “Morte à Morte! 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal - 1867-2017” patente na Assembleia, o Presidente Jorge Carlos Fonseca parte para o Porto, onde terá um encontro com empresários.

O último dia da agenda oficial será repartido entre o norte e o sul do nosso país, primeiro num almoço, a convite do Presidente da Câmara Municipal do Porto e, depois, já em Lisboa, num jantar de cariz social, “Cachupa Solidária”, no hotel D. Pedro.