Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Presidente da República visitou exposição sobre descendentes de soldados do CEP

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou, em Richebourg, a exposição “Racines” (Raízes), de Aurore Rouffelaers, que apresenta 19 retratos de descendentes de soldados do Corpo Expedicionário Português (CEP), que foram para França em 1917 e aí permaneceram e constituíram família após a Grande Guerra.

Após visita à exposição, procedeu-se à entrega das Medalhas da Defesa Nacional, 4ª Classe, a três cidadãos residentes em França e dirigentes da Liga dos Combatentes. Receberam a Medalha da Defesa Nacional: Felícia Pailleux, Presidente do Núcleo de Lillers da Liga dos Combatentes, descendente direta de um dos soldados portugueses que combateu em França; Afonso Maia, a título póstumo, foi delegado da Liga dos Combatentes para o Centenário da Grande Guerra, era neto de soldado português na Grande Guerra; e João Marques, Presidente do Núcleo de Richebourg da Liga dos Combatentes e de há décadas membro de ligação para a organização Cerimónias evocativas do 9 de abril em Richebourg e La Couture.

O Presidente da República, após a assinatura do Livro de Honra de Richebourg, deslocou-se ao Pavilhão Desportivo de Richebourg, onde decorria um almoço convívio, tendo aí usado da palavra para se dirigir aos inúmeros portugueses e franceses que se deslocaram a Richebourg para as Comemorações do Centenário da Batalha de La Lys.