Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional

O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu, em sessão ordinária, sob a presidência do Presidente da República.

No final da reunião, que decorreu no Palácio de Belém, foi divulgada, pelo Secretário do Conselho Tenente-General Piloto Aviador Manuel Rafael Martins, uma nota informativa.


NOTA INFORMATIVA

“O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu hoje, 13 de julho de 2018, em sessão ordinária, sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Iniciou-se com uma apresentação sobre o contexto da política externa de defesa, nomeadamente nas matérias relativas às organizações internacionais em que Portugal se integra.

Foram expostas com especial relevo as matérias tratadas na recente Cimeira da OTAN, incluindo as projeções apresentadas formalmente pelo Governo português para alcançar o compromisso de investimento de defesa a que os aliados tinham aderido em cimeiras anteriores.

Seguidamente, foi efetuado um ponto de situação sobre as atuais missões das Forças e Elementos Nacionais Destacados, na sequência do qual foram apresentadas duas propostas de ajustamento de dispositivo e uma de alteração às forças destacadas ou a destacar.

O Conselho emitiu pareceres favoráveis relativamente às propostas para as missões em curso nos Teatros de Operações do Afeganistão e República Centro Africana, e para as alterações nas datas, meios e recursos a destacar para o Golfo da Guiné, durante o segundo semestre de 2018.”