Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Presidente da República assinala Dia Internacional da Terra

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Terra. A Organização das Nações Unidas adotou a designação de Dia Internacional da Mãe Terra, numa alusão à forma como o nosso planeta é carinhosamente tratado em muitos países.

De facto, a Terra é sinónimo de fertilidade e do meio ambiente que proporciona a todos os seres as condições essenciais à vida. Não é apenas o nosso planeta, é o planeta que cuida de nós.

Por isso, é tão importante reforçar e insistir nos apelos e ações para que se cumpram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, com o envolvimento dos governos, das empresas e da sociedade civil. Para que se cumpra o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas. Para que os que têm hoje o poder de decisão oiçam a voz das gerações mais novas no combate contra a utilização dos plásticos, na preservação dos oceanos e da biodiversidade.

Hoje, mais do que nunca, é necessária uma ética ambiental nas políticas públicas, nas atividades económicas e no quotidiano de todos os cidadãos. Não há Plano B, porque não há Planeta B, temos de agir todos e já pela preservação da Mãe Terra, o mesmo é dizer, pela Vida.

Como Presidente da República associo-me a este Dia Internacional da Terra, renovando este apelo por um desenvolvimento sustentável e exaltando todos os que unem esforços para cuidar do nosso planeta.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.