Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Presidente da República assinala o 80.º aniversário do início da Segunda Guerra Mundial

Tem amanhã lugar em Varsóvia a cerimónia evocativa do início da Segunda Guerra Mundial, na qual me farei representar pelo General António Ramalho Eanes.

A jornada deste dia recorda o começo de um dos mais graves conflitos da História da Humanidade, que para sempre ficará inscrito na memória do mundo.

A guerra de 1939-1945 opôs a liberdade à tirania, a democracia à ditadura, a tolerância ao racismo e à xenofobia. Devemos, por isso, assinalar o passado, e as suas tragédias, com um sentido de presente e como uma lição de futuro.

No nosso tempo, caracterizado por novas ameaças à democracia e à liberdade, marcado pelo recrudescer de pulsões extremistas e intolerantes, pelo surgimento de novas formas de populismo radical e xenófobo, devemos revisitar a catástrofe de há 80 anos, para não repetir os erros desse pretérito imperfeito.

Portugal é um país de paz, uma pátria de tolerância. Assim queremos que seja, e que continue a ser. Devemos, pois, ensinar às gerações mais novas o que foi a Segunda Guerra Mundial, para que os seus milhões de mortos não tenham perecido em vão.

Cultivarmos a paz e o respeito pelo outro é a melhor forma de homenagearmos as vítimas militares e civis da Segunda Guerra Mundial.

Em espírito de fraternidade europeia - e mundial -, assinalemos os 80 anos de uma terrível guerra, de uma guerra travada em nome dos valores que nos distinguem como civilização e como espaço de liberdade.

Pela liberdade, pela democracia, pela tolerância, lembremos as vítimas da Segunda Guerra, e todos os povos nela envolvidos.

Marcelo Rebelo de Sousa

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.