Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2020

As Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas são assinaladas este ano numa cerimónia simbólica no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

As Comemorações, que estiveram previstas para a Região Autónoma da Madeira e África do Sul, foram alteradas para assim respeitar as regras de precaução sanitária no quadro da Pandemia da doença Covid-19.

As Cerimónias têm início no exterior do Mosteiro dos Jerónimos onde, pelas 11h00 e sob a Presidência do Chefe de Estado, decorre a Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional, com a execução do Hino Nacional, 21 salvas por unidade naval da Armada Portuguesa fundeada no rio Tejo e sobrevoo de homenagem por uma esquadrilha de aeronaves F-16 da Força Aérea.

Depois, na Igreja de Santa Maria de Belém, o Presidente da República deposita uma Coroa de Flores no Túmulo de Luís Vaz de Camões, e guarda um minuto de silêncio em homenagem aos Mortos ao serviço da Pátria.

Nos claustros do Mosteiro, irá usar da palavra o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, Presidente da Comissão Organizadora do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a que se segue a intervenção do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que encerra as Cerimónias.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.