Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2020

As Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas são assinaladas este ano numa cerimónia simbólica no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

As Comemorações, que estiveram previstas para a Região Autónoma da Madeira e África do Sul, foram alteradas para assim respeitar as regras de precaução sanitária no quadro da Pandemia da doença Covid-19.

As Cerimónias têm início no exterior do Mosteiro dos Jerónimos onde, pelas 11h00 e sob a Presidência do Chefe de Estado, decorre a Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional, com a execução do Hino Nacional, 21 salvas por unidade naval da Armada Portuguesa fundeada no rio Tejo e sobrevoo de homenagem por uma esquadrilha de aeronaves F-16 da Força Aérea.

Depois, na Igreja de Santa Maria de Belém, o Presidente da República deposita uma Coroa de Flores no Túmulo de Luís Vaz de Camões, e guarda um minuto de silêncio em homenagem aos Mortos ao serviço da Pátria.

Nos claustros do Mosteiro, irá usar da palavra o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, Presidente da Comissão Organizadora do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a que se segue a intervenção do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que encerra as Cerimónias.