Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Presidente da República assinala Dia Mundial do Refugiado

20 de junho é muito mais do que uma data no calendário. O Dia Mundial do Refugiado ajuda-nos a recordar a fragilidade daquilo que damos por adquirido: o facto da maioria entre nós ter uma família, uma casa, um país.

Ajuda-nos a recordar que os refugiados são pessoas como nós, que o humano é universal e que todas as vidas contam, que todas as vidas importam.

Portugal é um país aberto aos outros. É um país de valores humanistas. Valores da solidariedade e da justiça, que fazem dos Portugueses um exemplo mundial no acolhimento e integração dos refugiados.

Prova disso é também dada diariamente no terreno por todos os operacionais portugueses que, em condições muito difíceis, prestam auxílio a estas pessoas, fazendo-os passar de um mundo impossível para a esperança num mundo possível, merecendo também eles o nosso reconhecimento.

Por tudo isto, e associando-se à iniciativa das Nações Unidas, quer o Presidente da República sublinhar esta vocação maior de ser Português. Uma vocação de abertura e tolerância aos outros que o momento histórico que vivemos não pode fazer esquecer.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.