Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República assinala Dia Mundial do Refugiado

20 de junho é muito mais do que uma data no calendário. O Dia Mundial do Refugiado ajuda-nos a recordar a fragilidade daquilo que damos por adquirido: o facto da maioria entre nós ter uma família, uma casa, um país.

Ajuda-nos a recordar que os refugiados são pessoas como nós, que o humano é universal e que todas as vidas contam, que todas as vidas importam.

Portugal é um país aberto aos outros. É um país de valores humanistas. Valores da solidariedade e da justiça, que fazem dos Portugueses um exemplo mundial no acolhimento e integração dos refugiados.

Prova disso é também dada diariamente no terreno por todos os operacionais portugueses que, em condições muito difíceis, prestam auxílio a estas pessoas, fazendo-os passar de um mundo impossível para a esperança num mundo possível, merecendo também eles o nosso reconhecimento.

Por tudo isto, e associando-se à iniciativa das Nações Unidas, quer o Presidente da República sublinhar esta vocação maior de ser Português. Uma vocação de abertura e tolerância aos outros que o momento histórico que vivemos não pode fazer esquecer.