Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Presidente da República assinala 50.º aniversário da CGTP-IN

O Presidente da República felicita a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) pelos seus cinquenta anos de vida, hoje completados.

Uma vida iniciada com meia década de luta contra o cerceamento antidemocrático dos direitos dos trabalhadores e de afirmação dos valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade, bem como do respeito e promoção da dignidade do trabalho e da justiça social.

Uma vida, depois, presente em todos os lances decisivos da transição para a democracia e da vigência da Constituição da República Portuguesa, em tudo o que respeitasse ao trabalho e aos trabalhadores, assim como aos mais variados condicionalismos envolventes.

Uma vida de inequívoca relevância no nosso quadro constitucional, e, em particular, no nosso tecido social, testemunhando a vitalidade da democracia portuguesa e contribuindo para essa vitalidade. E, mais recentemente, tentando dar voz a frustrações, ansiedades e desilusões crescentemente sedutoras para novos movimentos de contestação inorgânica, inserindo-as no quadro constitucional que nos rege.

Ao assinalar estes seus cinquenta anos de vida, o Presidente da República formula votos de felicidades no enfrentar dos difíceis desafios sanitários, económicos e sociais com que todos, agora, nos deparamos, tal como daqueles que a mutação vertiginosa dos tempos vier suscitar.

Em conformidade, com o que fica dito, tal como já tinha anunciado em fevereiro e aconteceu com outros parceiros sindicais e patronais, sob proposta do Primeiro-Ministro, o Presidente da República decidiu conferir à GCTP-IN o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.