Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República assinala 50.º aniversário da CGTP-IN

O Presidente da República felicita a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) pelos seus cinquenta anos de vida, hoje completados.

Uma vida iniciada com meia década de luta contra o cerceamento antidemocrático dos direitos dos trabalhadores e de afirmação dos valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade, bem como do respeito e promoção da dignidade do trabalho e da justiça social.

Uma vida, depois, presente em todos os lances decisivos da transição para a democracia e da vigência da Constituição da República Portuguesa, em tudo o que respeitasse ao trabalho e aos trabalhadores, assim como aos mais variados condicionalismos envolventes.

Uma vida de inequívoca relevância no nosso quadro constitucional, e, em particular, no nosso tecido social, testemunhando a vitalidade da democracia portuguesa e contribuindo para essa vitalidade. E, mais recentemente, tentando dar voz a frustrações, ansiedades e desilusões crescentemente sedutoras para novos movimentos de contestação inorgânica, inserindo-as no quadro constitucional que nos rege.

Ao assinalar estes seus cinquenta anos de vida, o Presidente da República formula votos de felicidades no enfrentar dos difíceis desafios sanitários, económicos e sociais com que todos, agora, nos deparamos, tal como daqueles que a mutação vertiginosa dos tempos vier suscitar.

Em conformidade, com o que fica dito, tal como já tinha anunciado em fevereiro e aconteceu com outros parceiros sindicais e patronais, sob proposta do Primeiro-Ministro, o Presidente da República decidiu conferir à GCTP-IN o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.