Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República felicita a Academia Portuguesa da História

Saúdo com elevada estima a Academia Portuguesa da História, ilustre herdeira e sucessora da Academia Real da História Portuguesa, criada há 300 anos por D. João V, podendo ser assim considerada a academia nacional mais antiga de Portugal.

A Academia Portuguesa da História acompanha, estuda e documenta, com grande dedicação e competência, as profundas transformações da história do nosso País, um trabalho inesgotável que alia o rigor da investigação científica à análise crítica do passado, prestando um valioso contributo para a compreensão da identidade de Portugal ao longo dos tempos, a reflexão sobre o presente e as perspetivas de futuro.

Na qualidade de Presidente de Honra da Academia Portuguesa da História, devo esta homenagem a todos os Académicos, em particular à sua Presidente, a Professora Doutora Manuela Mendonça, mas também a todos os investigadores e historiadores que dedicaram as suas vidas a esta instituição, os que por ela foram distinguidos, e os que encontraram na Academia Portuguesa da História não apenas a guardiã da História, mas sobretudo uma organização viva, atenta e indefetível na defesa e preservação do património histórico e da memória de Portugal.