Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República saúda vacinas para todos

O Presidente da República saúda o anúncio da Organização Mundial de Saúde, de que vai hoje ser entregue ao Gana o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, financiado através da Covax, um mecanismo multilateral para a distribuição de vacinas, coliderado pela GAVI, a Aliança Global para as Vacinas.

O acesso das populações de todo o Mundo às vacinas é não só essencial para a saúde de cada qual, seja onde for que viva, como para a segurança sanitária de todos nós, pois enquanto não houver uma imunidade de grupo alargada não poderemos voltar a viver e a interagir como desejamos.

A colaboração multilateral é determinante para atingir este objetivo de forma sustentável, tal como o é na União Europeia, permitindo a Portugal ter acesso às vacinas ao mesmo ritmo dos outros Estados Membros, que todos esperamos se possa acelerar.

A cooperação e a partilha dos avanços tecnológicos, que têm permitido o desenvolvimento rápido de diversas vacinas, será determinante para tal e deve primar sobre considerações de oportunidade de política nacional ou internacional, pois está em jogo a saúde de todos.