Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Presidente da República evoca ano de pandemia em Portugal

Passa hoje um ano sobre o primeiro caso de Covid-19 em Portugal. De modo global, o País foi-se ajustando à pandemia, umas vezes mais proactivamente, outras, infelizmente, mais reactivamente.

É desejável que, mais do que aprender com o que correu bem, tenhamos, todos nós, a capacidade de retirar lições com o que correu menos bem. Melhorarmos a capacidade de planear e antecipar cenários e respostas, reagirmos de modo mais célere e mais adaptado às circunstâncias, são exemplos de áreas que devem ser alvo da atenção atual e futura de todos nós.

A importância primordial do Serviço Nacional de Saúde e dos seus dedicados profissionais, a complementaridade dos setores social e privado, ficaram claras para o cidadão e para a sociedade, a forma meritória como se organizaram na resposta à pandemia deixou evidente que este é um dos bens maiores que o País dispõe. Com a certeza de que o que façamos hoje irá determinar o nosso futuro, existem ainda muitas incertezas sobre qual vai ser a evolução desta pandemia.

Como a história e a ciência nos ensinam, a pandemia irá, inevitável e felizmente, um dia terminar. A esperança em tornar esse dia mais próximo reside, em larga medida, na vacinação em massa, presentemente dificultada pela escassez da entrega de vacinas pelos produtores.

Acresce que o combate a esta pandemia pode ainda ver-se confrontado com outros desafios, como o aparecimento de novas estirpes, podendo ser dificultado pelo cansaço na adoção das várias medidas, que continuam a ser essenciais, nomeadamente no uso de máscaras e no distanciamento social, e na necessidade da inevitável retoma da atividade do País. Esta é também a oportunidade para reafirmar o nosso compromisso no combate à pandemia, mantendo-nos igualmente fiéis na necessidade de se retomarem outras atividades na área da saúde, da educação e da economia em geral.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa saúda ainda a forma como todos os Portugueses se organizaram e comprometeram na resposta a esta pandemia, com uma particular palavra de apreço ao trabalho e empenho desenvolvido pelos profissionais de saúde.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.