Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Presidente da República lamenta a morte da Cientista Claudina Rodrigues-Pousada

Apresento as minhas condolências à família, amigos e colegas da Cientista Claudina Rodrigues-Pousada, pioneira da biologia molecular em Portugal.

Claudina Rodrigues-Pousada, nascida em 1941 em Tadim, no concelho de Braga, licenciou-se em Farmácia pela Universidade do Porto em 1968, e doutorou-se em Bioquímica na Université Paris VII em França em 1979.

De volta a Portugal, ingressou no Instituto Gulbenkian de Ciência. Foi também docente no Instituto Abel Salazar, e em 2000 ingressou no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova. Fundou o Laboratório de Genómica e Stress do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa, e liderou a única equipa portuguesa a participar na Rede Europeia de Sequenciamento do Genoma da Levedura.

Ao longo da sua carreira recebeu várias distinções nacionais e internacionais, incluindo o “Diplôme d'Honneur”, a distinção mais alta atribuída pela Federação das Sociedades Bioquímicas Europeias (FEBS), e foi eleita “Fellow” da “American Association for the Advancement of Science”. Deixa um forte legado de apoio a jovens cientistas a nível nacional e internacional.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.