Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República lamenta a morte da Cientista Claudina Rodrigues-Pousada

Apresento as minhas condolências à família, amigos e colegas da Cientista Claudina Rodrigues-Pousada, pioneira da biologia molecular em Portugal.

Claudina Rodrigues-Pousada, nascida em 1941 em Tadim, no concelho de Braga, licenciou-se em Farmácia pela Universidade do Porto em 1968, e doutorou-se em Bioquímica na Université Paris VII em França em 1979.

De volta a Portugal, ingressou no Instituto Gulbenkian de Ciência. Foi também docente no Instituto Abel Salazar, e em 2000 ingressou no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova. Fundou o Laboratório de Genómica e Stress do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa, e liderou a única equipa portuguesa a participar na Rede Europeia de Sequenciamento do Genoma da Levedura.

Ao longo da sua carreira recebeu várias distinções nacionais e internacionais, incluindo o “Diplôme d'Honneur”, a distinção mais alta atribuída pela Federação das Sociedades Bioquímicas Europeias (FEBS), e foi eleita “Fellow” da “American Association for the Advancement of Science”. Deixa um forte legado de apoio a jovens cientistas a nível nacional e internacional.