Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Presidente da República lamenta a morte do Geólogo Miguel Ramalho

Apresento as minhas condolências à família e colegas do Geólogo Miguel Ramalho, figura maior da Geologia nacional.

Miguel Ramalho licenciou-se em 1959 em Ciências Geológicas na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em 1965 obteve bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo realizado trabalho de investigação, entre outros no laboratório de Micropaleontologia da Universidade Pierre et Marie-Curie em Paris. Depois de ter defendido o seu doutoramento em Micropaleontologia regressa a Portugal.

Foi Professor Assistente de 1959 a 1961 na Universidade de Lisboa, e em 1978 apresentou as suas provas de agregação em Ciências Geológicas na mesma Universidade, onde foi Professor Catedrático Convidado.

Foi um prestigiado investigador dos Serviços Geológicos de Portugal (SGP) na área de Micropaleontologia, tendo alcançado a categoria profissional de investigador-coordenador do Instituto Geológico e Mineiro (IGM), que sucedeu aos SGP. Foi presidente do conselho de gestão dos SGP de 1975 a 1978, e diretor do Serviço de Cartografia Geológica de 1978 a 1992.

Coordenou o Departamento de Geologia, Litoteca e Museu Geológico do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação de 2003 a 2007. A partir dessa data assumiu o cargo de Diretor do Museu Geológico. Situado na Rua da Academia das Ciências e fundado na década de 1870, o Museu Geológico expõe ao público mais de 4000 peças respeitantes a paleontologia e arqueologia pré-histórica.

Ao longo da sua vida Miguel Ramalho destacou-se também como empenhado defensor das questões da conservação da Natureza, nomeadamente relativas ao património geológico de Portugal.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.