Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente felicita a Cientista Elvira Fortunato vencedora do Prémio Pessoa 2020

O Presidente da República felicita a vencedora do Prémio Pessoa 2020 a Cientista Elvira Fortunato.

Nascida em Almada em 1964, licenciou-se em Engenharia dos Materiais na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. Em 1995 terminou o doutoramento em Microeletrónica e Optoelectrónica.

É atualmente Professora Catedrática e investigadora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. Foi nomeada Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa em 2017. Lidera, juntamente com Rodrigo Martins a equipa de investigação do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT) que se distinguiu pela descoberta do transístor de papel.

Pioneira na área de eletrónica flexível, em particular nos transístores de papel, recebeu inúmeros prémios e distinções a nível internacional. A destacar, duas prestigiadas bolsas do Conselho de Investigação Europeu (ERC) no valor total de 6 milhões de euros (2008 e 2018), Prémio Europeu de Inovação da Mulher (2011), Medalha Blaise Pascal da Academia Europeia de Ciências (2016), e Prémio “Horizon Impact Award 2020” atribuído pela Comissão Europeia.

A sua excelência a nível científico e de inovação é refletida nos vários comités internacionais que faz parte. Desde novembro de 2016 integra o Grupo de Alto Nível para o Mecanismo de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia. A nível nacional entre 2012 e 2015 foi membro do Conselho Nacional Científico e Tecnológico de Portugal, entre 2013 e 2020 foi membro do conselho de administração da Fundação Luso-Americana, em 2015 foi nomeada Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, e é desde junho de 2016, por nomeação do Presidente da República, membro do Conselho das Ordens Nacionais portuguesas. Foi-lhe atribuído o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 2010.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa congratula calorosamente a Professora Doutora Elvira Fortunato pelo Prémio Pessoa 2020, um reconhecimento merecido pela importância do seu trabalho na área da eletrónica flexível, com grande impacto na indústria mundial e que demonstra uma preocupação ambiental pelo uso de materiais ecossustentáveis, recicláveis e de baixo custo.